domingo, 8 de maio de 2011

Cordel do Amor Sem Fim

Assisti, nesta última sexta-feira, a nova versão do espetáculo Cordel do Amor Sem Fim. Digo nova versão devido a troca de uma pequena parte do elenco e, apesar de eles já estarem se apresentando há algum tempo, ainda não tinha tido a oportunidade de ver a nova roupagem da peça.

Primeiramente tenho que falar de quando a vi pela primeira vez. Era dezembro... (brincadeirinha.... os fãs vão entender!! =D) Não era dezembro, não, mas já tem um bom tempo. E lembro de ter saído com a minha alma tão bem lavada de uma enxurrada tão grande de talento... Como fiquei feliz de ver um trabalho tão bem cuidado, tão envolvente, tão engraçado e tão emocionante ao mesmo tempo!

Eu já conhecia grande parte do elenco e sabia que seria bom... mas eu estava subestimando... Não quero que ninguém fique chateado, mas saí do Teatro Porão do Sesc com a certeza de ter visto um dos melhores trabalhos teatrais do estado. 

O texto de Cláudia Barral é lindo e o trabalho musical de Jota Mambembe e Dan Alves o aperfeiçoou ainda mais. As atuações são maravilhosas, muito bem moldadas e costuradas pela direção de Ton Rodrigues. E a cada apresentação, eu me divertia tanto quanto na primeira vez! A dedicação de todos era inquestionável e todos foram se aprimorando cada vez mais.

Eis que depois de ter visto pelo menos cinco vezes a peça com o elenco original, assisti novamente com as modificações. Claro que continua incrivelmente boa, apesar de eu realmente ter sentido as mudanças. A principal delas foi a falta que senti da melancolia à flor da pele da primeira Tereza, originalmente interpretada pelo Maurício Maciel,  não desmerecendo de maneira nenhuma o excelente trabalho do Alenk e das inovações que ele trouxe à personagem e à peça.

De resto, a meu ver, tudo continua demais: as músicas, as interpretações, a iluminação... Mas não posso deixar de falar do Josias, que é sempre a parte mais cômica do espetáculo. Ele sempre arranca gargalhadas da platéia de uma maneira extremamente natural. Através de sua Carminha, de vozinha anasalada, ele aproveita qualquer brechinha e nos mostra que o seu talento não tem tamanho.

Mas todos eles sabem que sou uma grande do trabalho e de cada ator, em especial. O Cordel está em turnê por vários estados da Amazônia Legal, representando a arte do nosso estado. Eu tenho certeza que estamos muito bem representados e desejo todo sucesso do mundo à Cia. Cores na Rotunda.


3 comentários:

  1. Oi Etiene, bonitas palavras, esse é um sonho antigo que estou vivendo, ainda não quero acordar. Também estou muito contente com o a nova versão. O Reginaldo (madalena), tão novinho acabou de fazer 18 anos e tão talentoso, um menino que se permite em cena. O Alenk trouxe muito talento, a muito que sou fã dele, lembro de quando éramos bem mais jovens 18 19 (a 1o anos) sonhávamos juntos ao "Ca entre nós" em fazer o que estamos fazendo hoje, circulando o Brasil. E ainda têm mais um sonho deste mesmo grupo que tenho muita fé que vamos realizar, uma coisa que gira...
    Agora com relação a minha atuação, não fala assim pq eu cãiu! Tô feliz, muito feliz ... não preciso ser modesto, não seria verdadeiro, foi muita ralação, anos nessa estrada, anos animando festa, estriando trabalhos no próprio bacabeiras, e muito teatro de rua na veia, teatro intimista(adoro) anos errando e aprendendo, essa profissão me escolheu quando eu ainda tinha 9 anos, um menino muito tímido e ela me formou, por isso me dedico a ela. Mas a maior experiência que ajudou a aperfeiçoar meu trabalho foi a experiência de quase morrer... ai sim eu compreendi mas do que nunca a importância de fazer com prazer, e tenho feito, sem apelação vulgar, respeitando meus amigos no palco e na vida, eles passaram um bom aperreio comigo. Elder, Ton, Dan a Sabrina nem se fala, todos chegamos a pensar que eu não iria viajar, ou melhor que eu iria fazer uma outra viajem, o Ton até teve que se virar com “Carminha usurpadora”, mas papai do céu ainda me quer por aqui e quando ele precisar de mim é por que eu já vou estar pronto, enquanto isso não chega, tenho um Brasil para conhecer e uma filha para criar! Beijo! (Caracas acho que escrevi um artigo).

    ResponderExcluir
  2. Foi mesmo um artigo, uma matéria, quase uma artéria que toca o coração!!! Fico mto feliz que você tenha descoberto a arte que nasceu junto com você. Sempre acompanhei o seu trabalho e sinto-me honrada de conhecer o artista e de conhecer a pessoa que você é. E não se preocupa, não... você ainda tem muita coisa pra fazer por aqui, porque levar alegria às pessoas, eu tenho certeza, é benção divina... a sua dádiva.

    P.S.: O que a gente não faz para ajudar um amigo... a carminha usurpadora que o diga... rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Imaginar cena por cena nas mãos de diretor Ton Rodrigues, buscar dentro de cada ator um ar de segurança faz o espetáculo brilhar... Elenco em sintonia, o Teatro agradece...

    ResponderExcluir