segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Programação Mis/ Sesc-AP para o aniversário de Macapá

Esta semana, nossa cidade faz aniversário e completa 253 anos, no dia 04 de fevereiro.

Sempre há a programação para este feriado, que este ano, será na sexta-feira.

Tenho aqui comigo a programação que o Museu da Imagem e do Som - Mis preparou em parceria com o Sesc - AP com o objetivo de "evidenciar a a diversidade histórica e cultural do estado, deisponibilizando música, artes plásticas, poesia, fotografia, vídeo e cinema para todos que prestigiarem o evento.

Vou passar a programação com detalhes como foi me passado, mas para mais informações você poe acessar o blog do Mis: museudaimagemedosom.blogspot.com

02.02 (quarta-feira)
Local: SESC Centro
Hora: 19:00

- Música ao vivo: Chico Terra

- Lançamento do vídeo:
Macapá: memórias de minha cidade
Esse vídeo é parte de um projeto mais amplo que o MIS-AP vem desenvolvendo desde o ano passado que busca o registro e a disponibilização das memórias dos moradores antigos da cidade. A ênfase desse projeto é no patrimonial imaterial e na oralidade, reconhecidamente uma das nuances mais sui generis de um povo.

- Mostra e pintura em tela ao vivo com Miguel Arcanjo:
Macapá antiga, a beleza tucuju retratada em tela”
Esse trabalho traz para a realidade do expectador, aquilo que deu início a cidade que hoje se denomina “Macapá”, utilizando a técnica monocromática “betume sobre lona de vinil”. O diferencial do trabalho de Miguel Arcanjo está no efeito “fotográfico” que suas telas transmitem por meio de um simples pigmento. Sua nuances formam um opcional de tonalidades que encantam em uma só observação.
                                                                          
- Lançamento de cartões postais de Macapá:
Lançamento de cartões postais com imagens realizadas pelo fotógrafo amapaense Alexandre Brito. As fotografias retratam o cotidiano e paisagens macapaenses.

-Música ao vivo: Valério Campos

- Declamações poéticas:
Tatamirô
Mary Paes
Patrícia Andrade
 Zé Maria

-Música ao vivo: Bio Vilhena

- Estatuas Vivas:
O grupo Imagem & Cia. Fará uma participação com vitrines vivas retratando dois personagens históricos da cidade de Macapá: o Mestre Pavão e a Mãe Luzia.

05.02 (sábado)
Local: Museu da Imagem e do Som
Clube de Cinema
Hora: 18:30

- Palestra: História das salas de cinema de Macapá
Palestrante: Edgar Rodrigues
- Mostra de filmes realizados em Macapá

Não percam essa excelente oportunidade de devorar cultura, principalmente quando se trata da terra que nos acolheu, nossa Macapá!! Parabéns!! 

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cine Paraíso

Eu nem imaginava que nas dependências da Igreja de São José de Macapá havia um cinema! Imaginem a minha satisfação ao ver esse lugar muito bacana que estava desativado voltar a ativa!

O antigo Cine João XXIII agora se chama Cine Paraíso com sessões todas as sextas e domingos a partir das 19h, com entrada totalmente gratuita.

Filmes para todos os gostos e uma recepção maravilhosa do pessoal do Coletivo Palativa que está a frente da restruturação do lugar. O pessoal tá fazendo um excelente trabalho e tudo em prol da cultura.

Então deixo aqui minha admiração por todos do Coletivo e, para você que procura um programa para o fim de semana, esse é uma excelente idea! Eu sou suspeita para dizer, afinal, sou apaixonada por cinema, mas não há nada mais emocionante que se deixar levar pela magia do cinema! E agora, no centro de Macapá a custo zero!!

Então é isso! Nos encontraremos no Cine Paraíso! Vejo vocês por lá!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A Origem

Este filme, para mim, terminou a primeira década de 2000, assim como Matrix, terminou a década de 90: revolucionando! Rompendo barreiras, explorando novas perspectivas de nossas mentes e andando livremente (e maravilhosamente) pelo mundo do irreal.

Matrix trouxe, em 1999, uma nova roupagem ao cinema, com efeitos visuais que revolucionaram a indústria cinematográfica. Foi um divisor de águas e a plena convicção de que tudo (e absolutamente tudo) o que a mente humana pode imaginar pode se transformar em cinema! Sem falar da ousadia do roteiro que fez todos, em seu subconsciente, questionarem-se se realmente não vivíamos dentro da Matrix!


E é justamente no subconsciente, ou, na realidade, no inconsciente, onde se passa a maior parte da trama de "A Origem" (Inception), 2010. Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é uma peça fundamental no mundo da espionagem industrial graças ao seu valioso dom de subtrair informações diretamente das profundezas do inconsciente das pessoas durante o sono, quando a mente está mais vulnerável. Cobb é um ladrão habilidoso e consegue roubar as informações que precisa construindo e arquitetando sonhos. Tal ocupação, entretanto, fez dele um fugitivo internacional, distanciando-o de todos a quem amava.

  
Um último trabalho, porém, pode devolver-lhe sua vida desde que ele faça o que parece impossível: ao invés de tirar ele terá que inserir informações na mente de um grande empresário.
                 
Não bastava o roteiro ser espetacular, o filme é visualmente perfeito!! A atuação de todos é sensacional e convincente. E não posso deixar de falar de DiCaprio, que nunca foi somente um rostinho bonito. Mostra mais uma vez que é ator para qualquer papel e ele, aliás, foi a primeira escolha do diretor, para  o papel de Dom.

                      


A fotografia e os efeitos visuais de excelente qualidade e sem exageros. E chamo a atenção para a luta sem gravidade de Arthur (Joseph Gordon-Levitt), que entra para a história do cinema como uma das melhores cenas de ação dessa última década.

        

E a direção? Estava guardando para o final!! Christopher Nolan é um diretor que tem uma carreira curta, mas muito promissora! Ele tem uma visão muito peculiar e transfere isso para suas películas. Traz à telona muita inteligência e originalidade. Podemos perceber isso pela nova roupagem que ele trouxe à franquia do Batman (Batman - O Cavaleiro das Trevas, 2008 e Batman Begins, 2005). Outro filme de Nolan que não posso deixar de comentar é Amnésia (Memento, 2000), que, inclusive, teve recebeu indicação ao Oscar por Melhor Roteiro Original. E é justamente isso, um roteiro originalíssimo que conta uma história de trás para frente que deixa o expectador grudado na tela para não perder um só momento. (É um filme que eu, particularmente, gosto muito e que indico!)

Mas voltando a falar de "A Origem"... É um filme excepcional, fechadinho, que leva todos a viajarem por inúmeras camadas de sonhos. E para quem diga que é um filme complicado, eu digo que não prestou suficiente atenção! A ação é constante, e as explicações dos personagens sobre os planos e os sonhos também, mas não dá para se perder na narrativa. É tudo deixado muito às claras!



Eu acabo de assistir aqui em casa, mas esse filme eu fiz questão de assistir no cinema, porque se tem filme que deve ser visto na telona, "A Origem", com certeza, é um deles!!! Mas se você não foi esperto como eu (tô brincando! rsrs)...  Caso você ainda não tenha visto, corra até a locadora mais próxima de você, porque esse filme vale muito a pena!!!